Conheça a história da polonesa que salvou mais de 2500 crianças judias do regime nazista

irena-4

Irena Sendler foi a mulher que ficou conhecida como “A mãe das crianças do Holocausto” ou “O Anjo do Gueto de Varsóvia”. Você talvez ainda não tenha ouvido falar dela e realmente sua história era bem desconhecida antes de 1999 onde um grupo de alunos norte americanos resolveram pesquisar sobre a vida dela para um trabalho de conclusão de curso. Na segunda guerra essa mulher salvou mais de 2.500 crianças judias.

Antes da guerra ela era uma assistente social para o Departamento de Bem Estar Social de Varsóvia onde já trabalhava com enfermeiras e ajudava pessoas necessitadas proporcionando alimento, roupas, medicamentos e até dinheiro a elas. Quando a segunda guerra estourou e ao ver as terríveis condições que as pessoas passavam para sobreviver no Gueto de Varsóvia, ela se uniu ao Conselho de Ajuda aos Judeus conseguindo para ela e uma amiga uma permissão para entrar no Gueto com o intuito de limpar os esgotos para prevenir doenças contagiosas.

 

irena-1

Uma vez dentro do gueto, Irena propunha aos pais levar seus filhos para fora, para então esconde-los em lares temporários. Ela chegou a utilizar vários meios para esconder e tirar as crianças de lá como cestos de lixo, caixas de ferramentas, sacos de batata e até caixões.

Nos novos lares as crianças recebiam novos nomes a fim de esconder suas identidades judias e para que um dia essas crianças pudessem recuperar suas identidades e histórias, Irena anotava seus dados em pedaços de papel e escondia em uma jarra que ela enterrava no quintal.

irena-2

Em um certo momento os nazis descobriram suas atividades e Irena foi presa e brutalmente torturada. Mas ainda assim, mesmo após lhe quebrarem vários ossos ela não entregou os nomes e moradas das crianças escondidas, até que foi condenada a morte. Porem no dia de sua execução um soldado alemão a ajudou a escapar e forjar sua execução.

Ao final da guerra entregou suas notas ao Dr. Adolfo Berman, primeiro presidente do comité de salvação dos judeus sobreviventes, que a ajudou a procurar as famílias das crianças, porém infelizmente a maior parte delas já haviam sido mortas nos campos de extermínio.

Irena_Sendler_at_98_-_2008

irena-3

Em 2007 essa incrível mulher foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz e em 2009 foi lançado um filme que conta sua história estrelado por Anna Paquin que foi indicada ao globo de ouro de 2010.

irena-4

Irena Sendler morreu em 12 de maio de 2008, aos 98 anos, e seu trabalho ainda continua através de uma organização chamada Life in a Jar.

“A razão pela qual resgatei as crianças tem origem no meu lar, na minha infância. Fui educada na crença de que uma pessoa necessitada deve ser ajudada com o coração, sem importar a sua religião ou nacionalidade.”

Encontramos o filme completo da vida dela no youtube, você pode ver aqui:

 

Fonte: Razões para Acreditar 

Anúncios

Publicado em 27 de julho de 2016, em Amor, Comportamento, Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: