Asteroide passará perto da Terra no dia 26 de janeiro

Asteroide 2004 BL86 tirando uma fina da Terra (Foto: NASA)

ASTEROIDE 2004 BL86 TIRANDO UMA FINA DA TERRA (FOTO: NASA)

Antes de tudo, queremos informar que não corremos perigo. A NASA confirmou que o asteroide que passará perto da terra no dia 26 de janeiro não tem nenhuma chance de nos atingir. Que bom – porque o impacto seria gigante. Pelo brilho do 2004 BL86, astrônomos acreditam que ele tenha cerca de 500 metros de diâmetro, altura equivalente a um prédio de 160 andares.

O asteroide passará a 1,2 milhão de quilômetros da Terra – cerca de três vezes a distância da Lua. Será o mais próximo que um corpo celeste desse tamanho chegará de nosso planeta até 2027, quando o 1999 AN10, de 800 metros, nos visitará. O 2004 BL86 só deve voltar a se aproximar da Terra daqui a 200 anos.

Astrônomos da NASA vêem a aproximação de um asteroide desse porte como uma oportunidade ímpar de “observar e aprender mais”. Para isso, eles usarão um sistema de radares de ondas que coletará fotos e informações do corpo celeste. Don Yeomans, um dos diretores da agência espacial, disse que os asteróides são algo especial e que “futuramente eles trarão recursos valiosos para humanidade, como água e minérios”.

Já nós, civis, não poderemos ver o asteróide a olho nu, mas será possível observar a passagem dele com telescópios amadores.

O 2004 BL86 foi descoberto em janeiro de 2004 pelo telescópio LINEAR (Lincoln Near-Earth Asteroid Research) na cidade do Novo México.

 

Fonte: Galileu

Anúncios

Publicado em 19 de janeiro de 2015, em Ciência, Curiosidades, Informação, Meio Ambiente, Mistério, Natureza, Tecnologia e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: