A única culpada pela saída da Nintendo do Brasil é ela própria

28019328

Se você tem menos de 15 anos, não deve entender porque tanta gente ama a Nintendo. E talvez você nunca entenderá. E a culpa é toda da Nintendo.

Citando os altos impostos como principal motivo, a Nintendo não venderá mais jogos no Brasil. Ela encerrou a parceria com a distribuidora que era responsável por colocar os jogos nas lojas.

O que isso muda?

Muito pouco. A participação da Nintendo em nossas terras sempre foi muito deficiente. Desde que iniciou a parceria com as distribuidoras, ela nunca esteve realmente no Brasil.

Apenas recentemente é que alguns jogos chegaram nas lojas no mesmo dia que nos Estados Unidos – a real única vantagem da presença “virtual” da Nintendo por aqui. E mesmo isso não era algo garantido; o mais recente Pokémon para Nintendo 3DS e Smash Bros. para Wii U, por exemplo, atrasaram sem nenhuma explicação.

Em 10 anos trabalhando com o mercado de games, acompanhei por diversas vezes o descaso da Nintendo com o Brasil. Quando participavam de eventos como Brasil Game Show a impressão era que estavam fazendo quase por obrigação. De paciência cheia. Quando encontrava os executivos em eventos internacionais, como a E3, eles pareciam incomodados quando perguntávamos sobre o Brasil.

Faziam pouco caso porque nunca realmente se importaram.

Há diversos motivos para sustentar a saída da Nintendo do Brasil. Nenhum deles é maior que a própria incompetência da empresa em entender o mercado ou escolher parceiros certos. O Brasil não existe para a Nintendo.

É uma pena nunca ter presenciado um jogo sequer da Nintendo localizado em português. É uma vergonha que até hoje o eShop do Wii U nunca chegou por aqui.

O mais triste, no entanto, é que a saída da Nintendo do Brasil será sentida por tão poucas pessoas. É difícil sentir falta de algo que nunca se teve.

 

Fonte: Mundo Estranho

Anúncios

Publicado em 13 de janeiro de 2015, em Cultura, Entretenimento, Games e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: