10 Curiosidades sobre o Bairro de Santana (São Paulo/SP)

Aqui vão 10 curiosidades sobre o bairro de Santana que você talvez não saiba:

1- Santana nasceu na Alfredo Pujol.

Por volta de 1560, foi fundada a fazenda (fazenda de Sant’Ana) que tinha sua sede onde hoje se encontra o quartel do exército na Rua Alfredo Pujol, 681, essa foi a primeira propriedade construída ao norte do Rio Tietê.
historia

2- Santana tem um castelo.

O Palacete Baruel é um castelo que foi edifício-sede da Chácara Baruel, propriedade de uma das primeiras e mais influentes famílias de Santana. Foi construído em 1879, e hoje é uma clínica de fraturas e se esconde atrás de prédios modernos na Rua Voluntários da Pátria, 6282.
castelo

3- A Primeira transmissão de rádio do Brasil ocorreu aqui em Santana.

No dia 3 de junho de 1900, o padre Landell de Moura, considerado o “pai brasileiro do rádio”, realizou a primeira transmissão da voz humana por rádio, com registro da imprensa, da Avenida Paulista, provavelmente de onde hoje está situado o Museu de Arte de São Paulo até o bairro de Santana, no Colégio Irmãs de São José, atual Colégio Santana.
radio

4- Santanenses Famosos.

Alguns dos santanenses famosos são:
Ayrton Senna, Padre Marcelo Rossi e Sergio Reis.
famosos

5- Santana já foi novela da globo.

O bairro foi cenário da novela de Silvio de Abreu, “Rainha da Sucata”, ambientada em São Paulo. As personagens Maria do Carmo (Regina Duarte) e seus pais, Onofre (Lima Duarte) e Neiva (Nicette Bruno), moravam em uma mansão no bairro. A cidade cenográfica do folhetim reproduzia um quarteirão de Santana.
novela

6- Mc Donalds e o trem!

Na rua que fica aos fundos do Mc Donald’s, no cruzamento da Av. Engenheiro Caetano Alvares com a Rua Voluntários da Pátria, existia uma estação de trem que subia em direção à Serra da Cantareira.
trem

7- Santana é o Bairro que reúne alguns dos maiores eventos de São Paulo.

Por termos nas imediações de Santana o complexo do Anhembi, a maior parte dos grandes eventos de São Paulo acontece aqui.
eventos

8- Santana e os meios de transporte.

Santana é um dos bairros mais privilegiados no que se refere aos meios de transporte. Reunimos aqui centenas de linhas de ônibus, várias estações de metrô, um aeroporto e o segundo maior terminal rodoviário do mundo, o Terminal Rodoviário Tietê, superado apenas pelo de Nova York.
transportes

9- Santana tem uma das populações mais bairristas de São Paulo.

Em uma pesquisa realizada pelo Datafolha em 2007, os moradores de Santana, junto com os do Tatuapé e os da Mooca, foram os que mais declararam que seu bairro era o melhor lugar para se morar em São Paulo.
bairrista

10- Santana e o Mórmons.

Na Rua Padre Donizetti Tavares de Lima, 437, próximo à Caixa D’água da Sabesp em Santana, está localizada uma das capelas mórmons mais antigas do Brasil. Membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecidos como mórmons, reúnem-se ali desde 1964. Entre os dias 12 e 15 de novembro serão realizadas uma série de atividades em comemoração aos 50 anos da construção dessa capela. Você está convidado a visitá-la e a participar das atividades!
capela

 

Fonte: Semana Mórmon

Anúncios

Publicado em 18 de dezembro de 2014, em Cultura, Curiosidades, História, São Paulo e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: