Mitos e verdades sobre anestesia

desenho-medico

Existem muitos mitos e verdades sobre a anestesia que precisam ser esclarecidos para a população. É comum que os pacientes tenham medo de possíveis complicações no momento da anestesia, mas é importante ressaltar que estes problemas são raros.

O responsável por este procedimento é o médico anestesiologista. Entre as complicações que realmente podem acontecer durante a anestesia estão problemas respiratórios e nos sistemas cardiovascular e neurológico.

Confira alguns mitos e verdades sobre a anestesia:

1 – É verdade que o anestesista deve ter uma atenção redobrada quanto à manipulação do sistema respiratório do paciente. O médico precisa verificar na consulta pré-operatória a existência de possíveis doenças crônicas do sistema respiratório para calcular o risco de dificuldade respiratória durante a cirurgia.

2 – É verdade que a consulta pré-operatória realizada pelo anestesiologista deve acontecer uma semana antes da cirurgia. Este exame clínico geral é fundamental para o sucesso da operação.

3 – É verdade que existem alguns medicamentos que podem interagir com os anestésicos no momento da cirurgia. Por isso, os pacientes devem relatar ao médico todos os remédios que estão tomando.

4 – É verdade que na consulta pré-operatória o médico deve passar informações sobre o jejum pré-operatório para o paciente.

5 – É verdade que a anestesia pode levar ao choque anafilático, uma reação alérgica grave, mas este problema pode ser revertido no centro cirúrgico.

6 – É mito dizer que o choque anafilático tem grandes chances de ocorrer. Esta reação tem um risco mínimo.

7 – É um mito imaginar que os medicamentos anestésicos são perigosos. Os atuais medicamentos são muito seguros e apresentam uma baixa incidência de alergias e complicações graves.

8 – É mito também acreditar que existe um exame que determine se o paciente tem alergia ao medicamento anestésico. Só é possível prever reações em pacientes que já tenham alergias a borracha ou látex.

9 – É um mito achar que a anestesia geral é perigosa. Na prática, o risco é o mesmo para todos os tipos de anestesia, seja ela subaracnóidea, raque, peridural, de bloqueios de nervos periféricosou ou geral.

Anúncios

Publicado em 16 de dezembro de 2014, em Curiosidades, Informação, Saúde e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: