Instituto de Proteção Ambiental notifica Condomínio Ephigênio Salles por morte de periquitos

Cerca de 200 aves foram encontradas mortas, no último dia 27, na avenida Ephigênio Salles, bairro Aleixo, deixando parte da população da cidade revoltada

Cerca de 200 periquitos morreram de uma vez só

Pedindo justiça, cerca de 250 pessoas fizeram uma manifestação no fim de semana (Divulgação/Ipaam)

O presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Antonio Ademir Stroski, notificou o síndico do Condomínio Ephigênio Salles, onde aconteceu a morte dos periquitos de asa branca (brotogeres versicolurus), a comparecer ao IPAAM ontem pela manhã.

No mesmo dia que o síndico foi notificado, cerca de 250 pessoas realizaram uma manifestação em frente ao prédio.

Até o fechamento dessa edição, a assessoria do IPAAM não divulgou nenhuma novidade sobre o caso, apenas adiantou que o laudo anunciando a causa da morte das aves deve ser divulgado ainda essa semana.

Telas foram instaladas em palmeiras em frente a condomínio de luxo em 2012 (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)

Telas foram instaladas em palmeiras em frente a condomínio de luxo em 2012 (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)

Relembre o caso

Cerca de 200 periquitos amanheceram mortos na quinta-feira, 27 de novembro, na avenida Ephigênio Salles, bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus. O IPAAM coletou corpos para investigar a causa das mortes, suspeita-se de envenenamento.

Atualmente, as 40 aves mortas e recolhidas para testes estão armazenadas no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O Ipaam confirmou que 200 pássaros tenham morrido de uma vez só na tarde de ontem na avenida Efigênio Sales, muitos deles foram, inclusive, amassados por veículos que passavam na via.

Cerca de 200 periquitos morreram, segundo Ipaam (Foto: Patrick Mota/Amazonas FM)

Cerca de 200 periquitos morreram, segundo Ipaam
(Foto: Patrick Mota/Amazonas FM)

Posição

Para Robson Esteves Czaban, analista ambiental do Ibama, aparentemente foi uma colisão em grande quantidade: “os pássaros estavam concentrados em árvores baixas e um caminhão muito alto, e em alta velocidade, colidiu com galhos das árvores (onde estavam as aves) e provocou as mortes”, suspeita.

Bombeiros usaram viatura com escada mecânica para retirar aves presas as telas nas copas das árvores (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)

Bombeiros usaram viatura com escada mecânica para retirar aves presas as telas nas copas das árvores (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)

O IPAAM já fez contato com dez laboratórios sendo de instituições públicas e privadas, em Manaus e fora do Estado, e está aguardando retorno, a previsão é que ainda essa semana os resultados sejam divulgados.

 

Fonte: UOL

Anúncios

Publicado em 2 de dezembro de 2014, em Comportamento, Informação, Meio Ambiente, Natureza e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: