Qual a diferença entre trem e metrô?

Trem-2-1

Tecnologicamente falando, nenhuma. Ambos são movidos a energia elétrica, andam sobre o mesmo tipo de trilhos e são parecidos até no interior. A diferença principal está no uso – nas cidades, os trens metropolitanos são mais empregados para transportar pessoas de diferentes cidades de regiões metropolitanas, enquanto o metrô circula apenas dentro de uma mesma cidade. Existem ainda os trens de longo percurso e os trens de carga (estes, sim, bem diferentes do metrô). Quando o primeiro metrô surgiu, em 1863, na Inglaterra, alguns trens já circulavam. Isso fez com que os metrôs, embora tivessem o mesmo padrão tecnológico, fossem um pouco mais modernosos. No Brasil, muitos trens nunca foram substituídos por composições novas, por isso muitos acham que metrô é mais moderno e trem é uma viagem ao passado.

Disputa de ferro
Trem metropolitano e metrô têm a mesma tecnologia, mas desempenham funções diferentes nas cidades
TÃO PERTO, TÃO LONGE O metrô circula por regiões mais densas, como o centro – é por isso que, às vezes, ele é subterrâneo, para conseguir desviar dos obstáculos. Já o trem vem de regiões menos povoadas, o que permite que ele trafegue mais em superfície – mas isso não é regra

TAMANHO É DOCUMENTO

Os trens costumam ser maiores do que os metrôs. Eles têm, em média, 12 vagões, de cerca de 20 metros cada, totalizando 250 metros de extensão. Já os metrôs têm, no máximo, seis carros e 120 metros

RITMO METROPOLITANO

Com composições maiores, que carregam mais gente, o tempo de intervalo entre os trens é maior que entre os metrôs. Na capital paulista, por exemplo, o tempo de espera por um metrô vai de 90 a 130 segundos. Por um trem metropolitano, a espera pode chegar a 15 ou 20 minutos

Procuram-se trilhos
Veja as capitais com mais quilômetros de trilhos por habitante:

5º Porto Alegre (RS) POPULAÇÃO – 4 milhões. METRÔ – 33,8 km. TREM – não tem
4º São Paulo (SP) POPULAÇÃO – 20 milhões. METRÔ – 66 km. TREM – 260,8 km
3º RECIFE (PE) POPULAÇÃO – 4 milhões. TREM – 31,5 km. METRÔ – 39,5 km
2º Brasília (DF) POPULAÇÃO – 2 milhões. METRÔ – 42,4 km. TREM – não tem
1º Rio de Janeiro (RJ) POPULAÇÃO – 12 milhões. METRÔ – 40 km. TREM – 225 km

original_metro-sp

COLADINHO NO METRÔ

As estações de METRÔ são mais próximas umas das outras. Isso interfere na velocidade.
O TREM tende a ser mais veloz (90 km/h em São Paulo), já que tem mais espaço para atingir a velocidade máxima entre as estações, mais distantes.
O METRÔ tem um intervalo mais curto para “engrenar” e chega a 80 km/h.

LOTAÇÃO ESGOTADA

O METRÔ de São Paulo transporta 3,5 milhões de passageiros por dia útil.
O TREM metropolitano da capital leva, por dia, 2,2 milhões de pessoas. No horário de pico, são nove passageiros por metro quadrado em ambos – o limite aceito deveria ser de três pessoas por metro quadrado.

Há vagas

Na equação da malha ferroviária dividida por população, São Paulo perde para outras metrópoles:
São Paulo: POPULAÇÃO – 20 milhões. KM DE METRÔ – 66 km
Cidade do México: POPULAÇÃO – 8,84 milhões. KM DE METRÔ – 201,388 km
Seul: POPULAÇÃO – 10,45 milhões. KM DE METRÔ – 303,2 km

FONTES – Administradoras dos sistemas de trens e metrôs nas cidades citadas; Associação Nacional do Transporte Público (ANTP); IBGE; Ayrton Camargo e Silva, gerente de Projeto Funcional e Integração de Transporte da CPTM; Telmo Giolito Porto, engenheiro da Escola Politécnica da USP e diretor do grupo Tejofran

 

Fonte: Mundo Estranho

Anúncios

Publicado em 1 de dezembro de 2014, em Curiosidades, Engenharia, São Paulo, Tecnologia e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: