10 invenções tecnológicas que revolucionaram a década de 80

CDs

O CD foi uma invenção tecnológica que revolucionou a década de 80. Os discos de vinil predominavam naquela época, porém, era muito fácil danificá-los devido ao contato físico, ou mesmo pelo seu tamanho. O CD surgiu em 1979 e tinha apenas 11 centímetros de diâmetro, o que significava um sétimo de um disco de vinil. Além disso, o CD melhorou a qualidade da música, no sentindo de que não haviam mais aquelas ranhuras que se ouviam no disco de vinil. As empresas Sony e Philips apostaram na nova tecnologia, que logo tomou conta do mercado. Essa é uma tecnologia que ainda é utilizada nos dias de hoje e resistiu 30 anos. Sem dúvida, foi um avanço muito importante.

Naquela época, o modo como o CD funcionava era um mistério afinal, podia mesmo ele durar a vida toda ? Bom, os CDs são constituídos de 3 camadas : duas de um “plástico” e uma de metal no meio. Na camada do meio são gravados 0 e 1, que representam o som á ser ouvido. Era a primeira tecnologia digital à ser utilizada dentro de casa.

Pac Man

Certamente, um dia, todos jogaram Pac Man. Esse game fez muito sucesso na década de 80. Até então, os games da época eram voltados para garotos, com temas de naves alienígenas, guerras , e outros temas. Com a chegada do Pac Man não havia mais essa distinção já que ele conquistou garotos e garotas. O game foi produzido em 1980, e à partir daí revolucionou o mercado dos games. Vários jogadores ficaram horas e horas tentando bater recordes, já que o jogo é muito viciante (rs).

Boom Box

Acredito que, assim como a escritora que escreveu essa matéria nunca tinha ouvido falar disso , a maioria dos leitores também devem desconhecer o que é uma Boom Box. A década de 80 ficou conhecida com a década da música, em geral. As  Boom Boxes surgiram como um símbolo dos guetos americanos, principalmente em Nova York, onde o hip hop se difundiu. A Boom Box era uma tecnologia que permitiu levar sua música para qualquer lugar e no mais alto volume, fazendo com que todos ouvissem a sua música. Foi a partir de tal invenção que começaram a surgir as mixagens de músicas, o botão de “Pause”, o que, consequentemente, permitiu o desenvolvimento do hip hop que conhecemos hoje.

Computador Pessoal (PC)

Pouco antes da década de 80, surgiram os primeiros computadores, que eram de um tamanho muito grande e usados apenas em empresas de grande porte. Não se imaginava que tal tecnologia fosse atingir pessoas comuns, já que na época era algo muito caro. A empresa IBM foi quem alavancou esse novo mercado tecnológico, e logo depois surgiram duas empresas que são importantes até hoje nesse mercado : Apple e Microsoft. Sistemas Operacionais também foram desenvolvidos e comercializados pela empresa Microsoft, que jamais imaginava conseguir chegar à marca da Apple. O resultado foi que muitas pessoas se vislumbraram com a nova tecnologia , e rapidamente as crianças começaram à ser o alvo dos fabricantes, que diziam ser necessário adquirir uma máquina para que seus filhos pudessem ter uma perspectiva de futuro. Não demorou muito para que as empresas arrecadassem bilhões. Os programadores da época podiam criar jogos no computador pessoal. Logo depois , a empresa Nitendo lançou os consoles , que eram só para vídeo games, eram menores e consolidou a empresa no mercado.

Walkman

Considera a década da música, durante a década de 80 ainda surgiram mais inovações tecnológicas relacionadas a música. A empresa Sony lançou o aparelho que ficou conhecido como Walkman, que permitia que você fizesse a própria trilha sonora da sua vida. Além disso, os walkmans eram bem menores , mas eram considerados perigosos. Uma pessoa distraída ouvindo música alta poderia parar na frente de um carro. Podemos dizer que o MP3 que conhecemos hoje é “filho” do walkman, pois o princípio é o mesmo, apenas o tamanho e uso da fita é que o diferem de seu ancestral.

Relógio Calculadora

Os relógios-calculadora não foram somente uma inovação tecnológica, mas também uma inovação de estilo. A empresa japonesa chamada Cassio, lançou o relógio-calculadora, que era uma tecnologia digital e programável na época. Mais por conta do estilo do que pela tecnologia , o item se tornou uma febre. Logo mais a empresa também lançou uma linha de instrumento musicais, que fez muita sucesso na década da música.

Fita K7

Ainda dentro da década da música , a invenção da empresa Philips inovou a música. Era uma fita magnética, que fez sucesso na era dos Walkmans , como dito acima. Além disso, a fita permitiu a difusão da música, justamente por ser fácil de carregar no bolso e de gravar músicas nela. Logo mais, a fita VHS tomou seu lugar, pois revolucionou a marca do tempo. Não era mais preciso estar às 7 horas em casa para assistir um programa que passava às 7 horas. Bastava gravá-lo para assistir depois. Era como voltar no tempo. A fita VHS foi criada pela empresa JVC, em 1976.

Sintetizador

Os sintetizadores surgiram para revolucionar ainda mais a era da música. Através da manipulação direta das correntes elétricas, o sintetizador tornava possível criar sons jamais feitos anteriormente. Os mais “modernos”para a época (digitais) foram lançados em 1976.

Telefone Celular

Em 1973, a empresa Motorola deu o pontapé inicial para a comunicação móvel. Anteriormente, pesquisas sobres transmissão de códigos através de redes móveis foram realizadas, mas somente a partir de 1973 é que o telefone celular se tornou um objeto desejável. Ele pesava 800 gramas (quase 1kg), tinha apenas as teclas para digitar o número desejado e não possuía um sistema que armazenasse o que hoje chamamos de agenda. Ainda assim, naquela época, o celular (que mais parecia um tijolo) era um artigo muito caro, então não se tornou popular tão rapidamente.

Não podemos negar que todas essas tecnologias , com o tempo , se tornaram obsoletas, assim como as que usamos hoje um dia também se tornarão. Hoje, podemos dizer que temos o futuro em nossa mão.

Praticamente, senão todas, as tecnologias que revolucionaram a década de 80 estão disponíveis na palma de nossa mão e por um preço cada vez mais acessível. A informação tem um fluxo muito rápido nos dias de hoje e nunca se desenvolveu tecnologias de maneira tão rápida. Apesar dos avanços, também existe a obsolescência , que à cada dia aumenta e toneladas de lixo eletrônico são jogadas em países como a África. Deve-se fazer bom uso de tais tecnologias, uma vez que ela agiliza os processos dos seres humanos, mas nunca deve-se deixar dominar pelas tecnologias, pois quem às fez foi um humano de carne e osso como eu e você.

Anúncios

Publicado em 1 de dezembro de 2014, em Cultura, Curiosidades, Tecnologia e marcado como , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: