Os prós e os contras de 6 coisas que um smartwatch pode fazer

TESTAMOS O MOTO MAXX E O MOTO 360, SMARTWATCH DA MOTOROLA (FOTO: GABI OLIVEIRA/EDITORA GLOBO)

TESTAMOS O MOTO MAXX E O MOTO 360, SMARTWATCH DA MOTOROLA (FOTO: GABI OLIVEIRA/EDITORA GLOBO)

1 – Enviar e responder mensagens usando a voz

Um “Ok, Google. Enviar mensagem para Bruno ‘Vamos jantar?'” e pronto. Meu marido recebeu um SMS uns 5 segundos depois escrito “Vamos jantar?”… Estava sozinha no ambiente, ou seja, silêncio total. No meio de um restaurante movimentado com a mesa lotada, obviamente, a experiência não foi a mesma, mas rendeu boas risadas com as palavras trocadas que ele não entendeu perfeitamente.

Prós: funciona e é super prático, se você não tem vergonha de conversar com um relógio no melhor estilo Power Rangers.

Contras: Ainda não dá pra morfar. Mentira. Mas falar com seu relógio em público, com muito barulho, não funciona. Caso não cancele o envio da mensagem a tempo (e é pouquíssimo tempo), seu contato receberá uma mensagem possivelmente sem sentido.

NOTIFICAÇÕES DE SUAS REDES SOCIAIS APARECEM NO SEU PULSO (FOTO: GABI OLIVEIRA/EDITORA GLOBO)

NOTIFICAÇÕES DE SUAS REDES SOCIAIS APARECEM NO SEU PULSO (FOTO: GABI OLIVEIRA/EDITORA GLOBO)

2 – Receber notificações
É simplesmente incrível poder ver quem curtiu suas postagens no Instagram, Facebook ou Twitter e claro, ler as mensagens recebidas via WhatsApp ou e-mails. Mas cuide com duas coisas: primeiro, se você morre de curiosidade ao ler “Fulano comentou na sua foto”, não tire o celular da mão, porque receber esta mensagem no relógio só vai deixá-lo mais ansioso. E segundo, se você for um blogueiro cheio de notificações na sua vida, seu relógio pode vibrar mais do que o normal e acabar com sua bateria (e paciência) em dois segundos. Pra este problema, a solução é personalizar quais notificações de redes sociais deseja receber.

Prós: Ótimo para quem está no meio do ônibus lotado e não quer tirar o celular do bolso para apenas ler as mensagens que recebeu.

Contras: É extremamente perigoso. Principalmente enquanto dirige. A notificação piscando no seu braço te tira a atenção do trânsito tanto quanto recebê-la no celular, com o defeito de que ela está mais ao seu alcance.

3 – GPS
Parece maravilhoso poder ter um GPS no seu braço. Só parece. Meu teste foi simples. O caminho de casa ao trabalho, dirigindo, seguindo as instruções do GPS. Mas, se não fosse a voz me dando as diretivas do celular, eu jamais iria conseguir chegar. Teria batido o carro muito antes disso. Porque, claro, te tira toda a atenção da rua ler as instruções na tela do relógio enquanto dirige. O bom é que ele vibra, te faz ficar atento que terá que fazer alguma coisa em breve. Talvez ele seja pensado para, como as fotos publicitárias mostram, ser usado enquanto pedala (o que não tira o fato de que você pode perder a atenção do seu caminho também).

Prós: a vibração do smartwatch te avisa que em breve você precisará fazer alguma coisa, por exemplo, virar em uma rua, ou ficar atenta a uma saída de rodovia.

Contras: as notificações do relógio tiram sua atenção tanto quanto um celular enquanto dirige.

4 – Google Now
Meu marido achou o máximo quando viu o placar do jogo do Corinthians no relógio. Configurei meu Google Now para dar resultados e jogos futuros, assim como a programação dos cinemas próximos a mim, além da previsão do tempo. Todo dia pela manhã, ao tirar o relógio da base e colocá-lo no pulso, ele me dava a temperatura atual. Incrível. Mas precisa saber configurar bem, coisa que ainda estou aprendendo.

Prós: receber informações rápidas de seu interesse sem ter que acessar o Now no celular é, de fato, prático.

Contras: se não configurar direitinho, ele pode mandar muitas notificações e virar um grande pé no saco. Ou te irritar por mandar informações que você não precisa saber o tempo todo.

5 – Atendendo ligações
O Moto 360 recebe a ligação e vibra, assim como seu telefone. Se você estiver com o seu celular longe (mas ainda no curto alcance do Bluetooth), é bom saber se tem que voltar correndo para atender, ou se pode ignorar a chamada pelo relógio. Se você estiver perto, pode atender pelo relógio, mas terá que pegar o telefone para falar. Se estiver usando o Moto Assist no modo ‘casa’, por exemplo, ele atende no viva-voz. Isso porque o Moto Assist está programado para tal.

Prós: você pode ignorar facilmente uma ligação, principalmente quando está dirigindo.

Contras: se quiser atender, é bom ter seu celular por perto, ou seu aparelho pareado em outro sistema bluetooth, como o rádio do carro.

6 – Google Fit
Meu sábado com o relógio foi bem ativo. E eu só fiquei sabendo disso pelo contador de passos do smartwatch. Acordei tarde, fui até o estúdio do meu marido e, de lá, para o mercado. Voltamos para casa, deixamos as compras, e fomos para o shopping, passear e jantar. Um sábado qualquer num mês qualquer – não fosse pela informação de que eu havia caminhado 10 km. Na segunda, depois de voltar para casa de metrô, ele me avisou que ainda faltava 4 km para eu andar 10 km naquele dia. Além de contar os passos e te avisar que você ainda não andou o recomendado para o dia, o relógio também mostra sua frequência cardíaca, cronometra sua atividade, te lembra de beber água e até mostra as horas (UAU!).

Prós: um único gadget pra medir todas as coisas que você precisa na sua caminhada ou corrida e te ajuda a bater metas e controlar seu condicionamento físico.

Contra: sinceramente, nenhum. O Moto 360 e o Google Fit passaram muito bem no teste caminhada, mesmo que ela seja da estação de metrô até a minha casa.

MOTO 360 MONITORA FREQUÊNCIA CARDÍACA (FOTO: GABI OLIVEIRA/EDITORA GLOBO)

MOTO 360 MONITORA FREQUÊNCIA CARDÍACA (FOTO: GABI OLIVEIRA/EDITORA GLOBO)

De modo geral, o Moto 360 é um gadget que impressiona e pode ser útil no seu dia-a-dia, se você tiver R$ 799 para desembolsar (sem contar a possibilidade de uma atualização de smartphone). Ele funciona como um Notifications Center no seu pulso, podendo facilitar quando você precisa ignorar informações ou apenas recebê-las.

 

Fonte: Galileu

Anúncios

Publicado em 28 de novembro de 2014, em Comportamento, Cultura, Curiosidades, Dicas, Internet, Tecnologia e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: