Sobe e desce da inovação

Menos Jetsons, mais pé no chão. Como a economia é movida pela inovação e os investidores não podem desperdiçar dinheiro e esperanças à toa, a consultoria Gartner lança todo ano o “Ciclo Hype”, uma espécie de relatório em forma de gráfico que explica quais tecnologias são as mais promissoras no momento e quando elas devem estar bombando no mercado.

O Ciclo Hype tem cinco fases: gatilho da criação, pico das expectativas, vale da desilusão, aclive da realidade e planalto da produtividade. É basicamente a representação gráfica do processo de maturação de uma tecnologia. Primeiro, vem a novidade, seguida de empolgação excessiva. Logo depois, a decepção, que permite que a tecnologia possa ser entendida de forma realista até que ela seja finalmente incorporada ao dia a dia.

Claro que nem todas seguem o mesmo rumo e várias são limadas no processo, mas a maioria das novas tecnologias realmente vai do fascínio ao descrédito antes de ser incorporada ao cotidiano. Este ano, a chamada “internet das coisas” (a conexão dos produtos entre si), por exemplo, está na crista da onda das expectativas infladas, enquanto o Big Data começa a descer (o morro da vó Salvelina e) a ladeira da desilusão. E uma notícia triste: uma das novas tecnologias mais aguardadas, a interface cérebro-computador só deve ser assimilada de verdade daqui a mais de dez anos.

279_feed_inovacao_01

 

Fonte: Galileu

Anúncios

Publicado em 27 de novembro de 2014, em Ciência, Comportamento, Cultura, Curiosidades, Engenharia, Entretenimento, Internet, Tecnologia e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: