Ciclovia que gera energia é construída na Holanda

Elementengeleg

Instalada na cidade de Krommenie, a 25 km de Amsterdã, a primeira ciclovia solar do mundo produzirá energia suficiente para abastecer três famílias.

A pista está sendo pavimentada por módulos de concreto pré-fabricados, cobertos por uma camada de vidro temperado na espessura de uma polegada, forte o suficiente para suportar o peso de um caminhão. Sob o vidro, células fotovoltaicas coletam a energia solar que é convertida em eletricidade.

LabTNO2

A primeira etapa da construção possui 70 metros de comprimento e até 2016, pelo menos mais 30 metros serão acrescentados. A energia gerada pela estrutura será ligada à rede elétrica, estimulando a inovação energética mais sustentável.

O projeto piloto da SolaRoad foi desenvolvido por um consórcio de empresas gerenciado pela TNO, organização de pesquisa independente holandesa. A instituição viu vantagens em utilizar a infraestrutura rodoviária existente, pois ela permite uma superfície maior para a coleta de energia, com pouco ou nenhum impacto sobre a paisagem.

SolaRoadElement

Baseado em testes em laboratório, a TNO espera que a SolaRoad tenha potencial para produzir 50 quilowatts-hora de eletricidade por metro quadrado, por ano, na Holanda. Porém, o método é 30% menos eficiente que a geração de energia solar em telhados, pois a inclinação facilita na captação do sol.

Solaroad-fiets-def-8303

A ciclovia deve ser inaugurada em 12 de novembro e o projeto até agora custou € 1.500.000, e deverá custar três milhões de euros até sua finalização.

“A SolaRoad será um laboratório vivo que poderá ser testado no mundo real. A experiência e resultados da ciclovia piloto serão estudados nos próximos três anos”, diz a organização em seu site.

Fonte: Ciclo Vivo

Anúncios

Publicado em 10 de novembro de 2014, em Ciência, Engenharia, Informação, Meio Ambiente, Natureza, Tecnologia e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: