Preguiça de fazer faxina? Induza seu cérebro a querer manter tudo limpo

Veja técnicas para te motivar a começar a arrumação

limpando1

Na hora de começar a faxina sabemos que é preciso apenas levantar do sofá e colocar as mãos na massa. Mas, como em muitas obrigações nessa vida, a gente é capaz de adiar indefinidamente esse tipo de tarefa. Pra evitar que os vizinhos chamem a vigilância sanitária (estamos brincando; esperamos que a coisa não chegue nem sequer perto desse ponto), a ciência comportamental descobriu algumas técnicas que podem induzir seu cérebro a terem uma repentina e inexplicável vontade de deixar tudo limpo.

Paul Dolan, cientista de comportamento e autor do livro Happiness by Design: Change What You Do, Not How You Think, fala no livro sobre um estudo de 2005 que mostra que aquele cheirinho de citrus que fica depois que a gente limpa a casa pode induzir a mantermos o ambiente limpo. No estudo, cientistas colocaram metade dos participantes em uma sala com esse cheiro, e a outra metade em uma sala sem o cheiro, e deram a eles biscoitos bem quebradiços, que faziam bastantes farelos. O grupo na sala cheirosa parava de comer toda hora para limpar as migalhas, enquanto o grupo na sala de aroma neutro nem se incomodou com a sujeira e parou uma vez só, na média. Só uma pessoa em todo o estudo indicou estar sentindo o perfume do produto de limpeza, e nenhum participante relatou estar preocupado, de fato, com deixar tudo limpinho. Isso significa que a decisão de manter ou não o ambiente em ordem foi tomada em nível inconsciente.

Ou seja: espalhar aromatizantes de ambiente (citrus, de preferência, já que é esse o aroma testado pela equipe do estudo) pela sua casa pode te ajudar a manter tudo limpo. Ao NYMag, Dolan disse que há outras técnicas de enganar o cérebro para manter tudo limpo, como deixar os produtos de limpeza fora do armário e à vista, contar a todo mundo que você vai fazer faxina em determinado dia e horário – compromissos públicos funcionam melhor, ele explica, e ocasionalmente, convide amigos pra visitarem a casa – você se sentirá motivado a limpar só porque vai recebê-los.

 

Fonte: Galileu

Anúncios

Publicado em 20 de outubro de 2014, em Ciência, Comportamento, Curiosidades e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: