10 TIPOS DE SUPERSTIÇÕES E SUAS ORIGENS!

Todo mundo já ouviu falar em algumas superstições. Em seus benefícios e malefícios. A verdade é que a maioria nem sabe o motivo que às leva a não fazer algo pra que não dê azar ou a fazer algo pra que tenha sorte. O fato é que pessoas do mundo todo, acreditando ou não, seguem fielmente os passos de algumas dessas superstições da lista abaixo. Veja se você acredita ou não em algumas delas ou, quem sabe, até em todas.
Eu já cruzei os dedos aqui pra dar sorte e todo mundo gostar da postagem. Não custa tentar, né?

13, o número do azar!

SUPERSTIÇÃO - 13, O NÚMERO DO AZAR!_thumb[2]

Não existem dados que confirmem que o número 13 dá azar ou não. O fato é que em algumas culturas o número 13 não é utilizado para nada ou quase nada. Ele sofre maior influencia sobre as pessoas quando ele cai na sexta-feira, por exemplo. Algumas pessoas simplesmente não saem de casa e os estudos feitos sobre esta superstição sempre aponta para estatísticas de acidentes e fatos de azar ocorridos neste dia.
Este número é considerado tão azarado que umas das franquias de filmes de terror mais famosas se intitula “Sexta-feria 13

Bater na madeira três vezes pra evitar o azar!

SUPERSTIÇÃO - BATER NA MADEIRA!_thumb[2]

Algumas origens para esta superstição dizem que existe a possibilidade de que ela se originou no hábito de tocar um crucifixo ao tomar um juramento ou vinda de um folclore germânico, onde se acredita em dríades, que vivem em árvores e podem ser invocados para a proteção.

Cruzar com um gato preto!

SUPERSTIÇÃO - CRUZAR COM GATO PRETO!_thumb[2]

Na verdade, os egípcios acreditavam que gatos traziam sorte até o Rei Charles I lamentar a morte de um de seus gatos alegando que a má sorte tinha começado após este fato. À partir dai, as pessoas começaram a não querer cruzar com gatos pretos.

Fazer pedido quando vir uma estrela cadente!

SUPERSTIÇÃO - FAZER PEDIDO PRA ESTRELA CADENTE!_thumb[2]

Este é outro tipo de superstição que não se sabe a origem. Mas o fato é que quando uma pessoa avista uma estrela cadente cruzando os céus é comum que faça um desejo.
A teoria mais comum diz que no primeiro século Ptolomeu alegou que as estrelas cadentes resultavam de deuses olhando para baixo na Terra.

Jogar moedas em uma fonte para dar sorte!

SUPERSTIÇÃO - JOGAR MOEDAS NA FONTE!_thumb[2]

Algumas pessoas o fazem por diversão ou pra seguir uma tradição local afim de trazer boa sorte e fazer pedidos. Mas, o fato é que esse ato de atirar moedas em fontes e chafarizes teve início com os antigos romanos e, em seguida, continuou com os celtas. Alguns teorizam que as pessoas começaram a fazer isto como um ato de apaziguar os deuses da água.

Atirar sal pra trás por cima do ombro esquerdo!

SUPERSTIÇÃO - JOGAR SAL SOBRE O OMBRO ESQUERDO!_thumb[2]

Por volta de 3.500 aC, os sumérios foram os primeiros a fazer isso. Embora o motivo exato é desconhecido se espalhou para os egípcios, assírios, e mais tarde os gregos. E algumas pessoas repetem esse ato até hoje.

Passar baixo de escadas!

SUPERSTIÇÃO - PASSAR POR BAIXO DE ESCADAS!_thumb[2]

Existem duas teorias mais fortes para este tipo de azar.
O primeiro fato diz que uma escada encostada a uma parede formava um triângulo e os egípcios os consideravam como sagrados. Então, passar debaixo de uma escada era errado para eles.
A segunda teoria diz que, na verdade a origem veio do período medieval, pois as pessoas assemelhavam uma escada inclinada a forca e assim andar debaixo dela significava que a pessoa estava querendo a sua própria execução.

Pé de coelho!

SUPERSTIÇÃO - PÉ DE COELHO!_thumb[2]

Surgiu na Grã-Bretanha a crença de que as lebres eram criaturas mágicas que traziam boa sorte, nascendo daí a certeza que o osso do pé desses animais, fácil de carregar, curava doenças caso fosse mantido junto ao corpo de quem estivesse sofrendo de algum problema físico.

Quebrar espelho dá 7 anos de azar!

SUPERSTIÇÃO - QUEBAR ESPELHO DÁ 7 ANOS DE AZAR!_thumb[2]

Este tipo de superstição tem um exemplo famoso na Grécia antiga sobre Narciso, que se apaixonou pela própria imagem refletida num lago, mas morreu de inanição ao passar o resto da vida tentando acaricia-la. Também na Grécia antiga existia um método de adivinhação chamado catoptromancia em que era usado um copo raso ou uma tigela de louça com água para refletir a imagem da pessoa que queria saber de sua sorte. Se durante a sessão o recipiente caísse e quebrasse, significava que a pessoa iria morrer ou os dias futuros seriam horríveis.
Os romanos adotaram este costume dizendo que a má sorte duraria sete anos por acreditar que este é o período em que se inicia um novo ciclo dos seres humanos.

Ver a noiva antes do casamento!

SUPERSTIÇÃO - VER A NOIVA ANTES DO CASAMENTO!_thumb[2]

Como qualquer outro tipo de superstição, as noivas não se arriscam em deixar o noivo vê-las antes da hora de subir ao altar. Mesmo que não saibam o motivo ou nem acreditam mas, a verdade é que elas não permitem dar chance ao azar.
Lendas dizem que, quando os homens viam suas futuras esposas vestidas de noiva antes do casamento, o desespero tomava conta deles, e eles desistiam de se casar. Desfaziam todos os acordos matrimoniais, e nem chegavam a cerimônia. As noivas é que levavam a culpa, pois as pessoas achavam que elas tinham feito algo de errado para o noivo desistir, quando na verdade, elas não haviam feito nada. Então, à partir daí, as famílias das noivas, incentivadas pelas mães delas, começaram a espalhar que ver a noiva antes da hora decisiva traria azar ao casal.

E aí? Você acredita em algumas dessas superstições? Fez ou faz algumas delas?

 

Fonte: Sem Deboche

Anúncios

Publicado em 9 de junho de 2014, em Curiosidades e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: