Saiba o que é Carta Olímpica, lembrada pelo doodle desta sexta-feira

Os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi (Rússia) começam oficialmente nesta sexta-feira (7). Para homenagear o início do evento, o Google resolveu criar um doodle (grafia que fica na página inicial do buscador) e apontou as buscas para o termo “Carta Olímpica”.

Alguns internautas também relacionaram a escolha de cores do doodle à bandeira do arco-íris associada ao movimento LGBT. Seria uma crítica à lei russa que proíbe a divulgação de informações sobre homossexualidade para menores de idade, o que tem incentivado a discriminação e atos violentos contra homossexuais no país, ao mesmo tempo que tem provocado uma intensa reação internacional.

jogos_de_sochi_e_tema_de_homenagem_do_doodle

A imagem da tela inicial do buscador tem ilustrações de seis esportes de inverno: esqui, hóquei, curling (esporte de precisão jogado com discos e vassouras), bobsled (espécie de corrida de trenó), patinação artística no gelo e snowboard. Também há a seguinte mensagem na tela inciial do Google:

“A prática esportiva é um direito humano. Todas as pessoas devem ter a possibilidade de praticar esporte sem qualquer tipo de discriminação e conforme o ideal olímpico, que exige compreensão mútua e um espírito de amizade, solidariedade e fair play.” – Traduzido pelo Google a partir da Carta Olímpica

Se você clicar no ícone, será direcionado para uma página do buscador com o termo “Carta Olímpica”. Para quem não sabe, Carta Olímpica é o conjunto de princípios para a organização das Olimpíadas e o movimento olímpico.

A Carta Olímpica foi criada em 1894 por Pierre de Coubertain. O Barão de Coubertain ficou famoso pela frase “o importante é competir”. É um princípio semelhante a esse que o documento busca pregar.

Os principais objetivos da Carta Olímpica são estabelecer princípios e valores do espírito olímpico, servir como diretriz de regras para o COI (Comitê Olímpico Internacional) e definir os direitos e obrigações dos três principais órgãos dos Jogos Olímpicos: o COI, as federações internacionais e os comitês olímpicos nacionais e o comitê organizador de cada edição dos Jogos.

Entre os principais apontamentos da Carta Olímpica estão o incentivo ao desporto, a luta contra o doping esportivo e promover um bom legado às cidades dos jogos. A última atualização da Carta Olímpica foi em 2010. Para ter acesso ao documento na íntegra acesse o site do COI.

Fonte: ebc.com.br

Anúncios

Publicado em 7 de fevereiro de 2014, em Informação. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: