Samsung cria impressora de papelão ultrarresistente

samsung-cria-impressora-de-papelao-ultrarresistente-descubra-o-verde

 

Os designers da Samsung criaram uma impressora de papelão mais sustentável e eficiente do que as versões comuns. Chamado de Origami, o dispositivo é constituído apenas por papelão reciclado e um pedaço de plástico em seu interior, reduzindo os impactos trazidos pela produção do equipamento. Com a mesma durabilidade das impressoras convencionais, a versão de papelão é resistente ao fogo e à prova d’água.

A nova impressora criada pela Samsung é totalmente dobrável, e, no lugar dos parafusos, possui encaixes embutidos na estrutura. Assim, os próprios usuários montam o dispositivo, que não tem formas complexas e dispensa cola. Além disso, a impressora Origami pode facilmente ser desmontada durante o transporte.

Como a produção do dispositivo utiliza materiais versáteis, o equipamento pode ser personalizado para cada usuário e totalmente reciclado após a utilização. É o contrário do que acontece com as versões convencionais, que são difíceis de serem reaproveitadas e ainda trazem diversos danos ao meio ambiente quando são descartadas de forma incorreta.

Segundo a Wired, a ideia para a criação das impressoras sustentáveis surgiu quando Seung-wook Jeong, chefe de design da Samsung, visitava uma confeitaria e percebeu que poderia aplicar em seu produto o mesmo conceito utilizado nas embalagens de doces. “E se colocássemos o mecanismo de uma impressora numa caixa de papelão, na frente do consumidor, como numa confeitaria?”, questionou-se. Não deu outra: depois de o projeto literalmente sair do papel, a impressora foi ganhadora do Prêmio Internacional de Excelência em Design 2013 (IDEA, em inglês), importante concurso de design de produto.

A marca sul-coreana explica que a impressora ainda é um protótipo, sem previsão de lançamento e nem comercialização. No entanto, os representantes dizem que o dispositivo tem potencial de mercado e pode ser vendido com preços inferiores às versões convencionais. Além da impressora de papelão, a Samsung também desenvolveu o modelo dobrável Clip (feito com polietileno compensado) e a impressora Mate, que possui painéis externos coloridos que podem ser substituídos, a fim de criar um dispositivo completamente personalizável.

 

Fonte: CicloVivo

Anúncios

Publicado em 17 de janeiro de 2014, em Design, Natureza e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: