Rjukan instala espelhos gigantes para receber luz do sol

Rjukan

Uma cidade norueguesa que recebe pouco sol durante parte do ano instalou três espelhos gigantes para iluminar a praça central. A engenhoca, colocada no topo de uma montanha para refletir raios solares, foi inaugurada nesta semana. Com 51 m2 de superfície, os espelhos custaram US$ 849 mil (cerca de R$ 1,9 milhões), de acordo com a Reuters.

A ideia ajuda a aplacar a falta de sol. A cidade de Rjukan, com 3.500 habitantes, fica no fundo de um vale e recebe pouca luz solar de outubro a março. Nessa época, o sol fica escondido atrás das montanhas e não ilumina diretamente a cidade.

Durante a inauguração, na última quarta-feira, a população se reuniu na praça em frente à prefeitura da cidade, onde os raios solares são projetados.  Os espelhos, que são 80% tão brilhantes quanto o próprio sol, são uma ideia antiga no local. Eles foram propostos pela primeira vez em 1913 por um habitante da cidade em carta publicada no jornal de Rjukan.

 

Fonte: Diário do Sudoeste

Anúncios

Publicado em 27 de novembro de 2013, em Curiosidades, Entretenimento e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: