Andar em grupo deixa você mais bonito

Crédito da foto: flickr.com/e3000

Crédito da foto: flickr.com/e3000

Em um dos episódios da série “How I met your mother”, o personagem Barney Stinsonexplica a um amigo sobre o “efeito cheerleader. A teoria é simples: quando mulheres (e homens) andam em grupo, todas parecem mais bonitas do que realmente são. Mas sem a companhia das amigas, elas ficam bem mais sem graça.

E não é que Barney estava certo? O psicólogo Drew Walker, da Universidade da Califórnia, decidiu testar a piada. Ele pediu a voluntários para analisarem fotos de um grupo de pessoas, e depois de cada um individualmente (aliás, experimento bem parecido com o de outro colega, da mesma universidade, lembra?). Não deu outra: em grupo as pessoas realmente pareciam mais bonitas.

Drew Walker acredita que isso seja resultado da interação entre três fenômenos cognitivos: o sistema visual automaticamente analisa representações de conjuntos de rostos em grupo; membros individuais são classificados pela média do grupo; e, em geral, amédia é atraente. Ou seja, quando você olha alguém no meio de um grupo, seu cérebro não analisa rosto a rosto. É como se tudo fosse uma coisa só. Aí cada pessoa recebe a nota média. E geralmente a média é boa. É lindo, todo mundo sai ganhando.

Só fica a dúvida: e se a média for muito baixa? Será que você fica mais feio?

Fonte: Super Interessante

Anúncios

Publicado em 16 de novembro de 2013, em Curiosidades, Entretenimento e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: